Cores e o seu poder

Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. O termo "cor" é aplicado em diferentes contextos. As cores possuem diferentes significados que variam entre diferentes culturas. Na cultura ocidental, as cores estão relacionadas com as emoções do ser humano. Também podem assumir diferentes funções, por exemplo, através das cores padronizadas dos semáforos.

Na decoração dos ambientes, o efeito estimulante das cores não é negligenciado, nem o efeito energético, que, através da cromoterapia, influencia na saúde das pessoas.

Elas foram convencionadas para simbolizarem determinados acontecimentos ou sensações.

Dentre as diversas cores, vamos conhecer o significado das mais usuais:

Rosa é a cor das emoções, dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro. Afasta as energias negativas e promove a fraternidade.

Está relacionado com produtos femininos, de maternidade, bem como para os dirigidos ao segmento infantil e pré-adolescente.

Vermelho é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, força de vontade, conquista, liderança e senso de autoestima. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta.

Está associada ao poder, à guerra, ao perigo, a raiva, a paixão, combate, guerra e à violência. Esta é a cor própria dos anúncios publicitários, transmite energia e vigor.

Verde é a cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias. Ele acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante. Indicado para anúncios que caracterizem o frio, azeites, esperança, realidade, natureza, vegetação, saúde, razão, lógica, umidade, frescura, crescimento e juventude e também anunciar artigos aparentemente ecológicos ou produtos de menta e em refrigerantes cítricos, pois é símbolo de frescura.

Roxo é a cor que está ligada ao mundo místico, é a espiritualidade, magia e mistério. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. É a cor da transformação. É utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc.

Preto é a cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeito, morte, isolamento, medo, e solidão. Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor, enquanto para outras é ausência de luz. Muitos artigos nesta cor são para gente exclusiva. Emprega-se para anunciar e estimular a compra de produtos custosos e de luxo.

Laranja é a cor das tonalidades que lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas. Significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias. Simbolizar entusiasmo, exaltação, alarme, força ativa, energética, radiante e expressiva. É de caráter estimulante e se relaciona com produtos comestíveis.

Branco é a cor da paz, da pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. É a soma de todas as cores e se utiliza para simbolizar inocência, paz, pureza, virgindade, verdade, limpeza e luminosidade. Está presente nos comerciais de água, produtos de limpeza e detergentes.

Azul é a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia. É uma cor fria, considerada a mais fria entre os tons frios de azul, verde e violeta. Está ligada a tranquilidade, serenidade e harmonia. Ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Pelo que representa, o azul é cor mais utilizada pelas empresas de tecnologia, também usado para embalar alimentos congelados, pois dá a impressão de que estão frios.

Amarelo é a cor da luz, da energia, da descontração, calor, otimismo e alegria. Dá vivacidade, desprendimento e leveza. Produz desinibição, brilho e espiritualidade. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora. Estimula as atividades mentais e de raciocínio. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi