Os principais tipos de Startup

Por mais que os conceitos às vezes possam se confundir, a verdade é que atualmente são diversos os tipos de startup no mercado. E para você ser um empreendedor bem informado sobre esses modelos de negócio, é imprescindível conhecê-los a fundo, sabendo diferenciar um do outro e se situar no contexto geral.

SCALABLE STARTUPS

As scalable startups são aquelas empresas que encontraram um modelo replicável de negócio, que tem grande potencial de crescimento e que precisa apenas de investimento para que a expansão ocorra. Normalmente são assim denominadas aquelas startups já em pleno funcionamento, mas que precisam do auxílio de um capital de risco para levar seus negócios para um outro nível de execução, com mais funcionários, mais clientes, mais investidores e, consequentemente, mais rendimentos.

LARGE COMPANY STARTUPS

Essas são as empresas que, apesar de serem grandes, robustas e até com bastante tempo de mercado, procuram de alguma forma inovar em seu modelo de negócio, adaptando-se aos novos contextos de um mercado em constante transformação. Caso contrário, empresas grandes, por mais sólidas e tradicionais que sejam, acabam passando por um período de envelhecimento e consequente perda de eficiência e produtividade. Para evitar o fechamento desse ciclo, o segredo é apostar na reinvenção.

SMALL BUSINESS STARTUPS

São aquelas empresas iniciantes, com uma escala pequena de negócios, que não necessariamente almejam uma expansão muito ambiciosa. Ao contrário, esses tipos de startup normalmente são gerenciados por pequenos empreendedores individuais, com pouca experiência e visão administrativa limitada. Mas por mais que esses empresários não busquem um crescimento enorme para seus negócios, movimentam a economia local.

BUYABLE STARTUPS

Essas são aquelas startups fundadas a partir do projeto de execução de uma grande ideia, que precisam apenas do empurrão de alguns investidores para conseguirem instrumentalizar seu modelo de negócio e crescer. O termo buyable se refere justamente ao papel desses investidores, que viabilizam, por meio de aplicações de alto risco, a execução do projeto da startup.

LIFESTYLE STARTUPS

Em geral, essas empresas são movidas por um sonho, uma grande ideia que faz a busca por seu sucesso um estilo de vida para os envolvidos no projeto. Basicamente, todos os profissionais que contribuem para o dia a dia das lifestyle startups estão ali porque realmente amam o que fazem e não visam somente ao dinheiro. Ao contrário, a realização da ideia original do negócio é o que os move, mantendo-os sempre motivados para trabalhar.

SOCIAL STARTUPS

O objetivo dessas startups é justamente fazer alguma diferença no mundo. Elas querem gerar resultados positivos para as comunidades em que atuam, para as pessoas com quem trabalham e para as regiões onde estão instaladas. Pouco importa se elas são organizações sem fins lucrativos ou se visam ao lucro a partir de uma perspectiva social. O realmente importante é que elas levem uma contribuição social positiva para o mundo.

Fonte: ContaAzul Blog

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi
Se tem algum cômodo na sua casa, onde a rede de internet sem fio não funciona de jeito nenhum, confira...
Como se tornar pontual
Ser pontual é algo que parte de cada um. Chegar atrasado para um compromisso ou em uma reunião pode...
Sete apps com tradutor de voz
O idioma muitas vezes é uma barreira para a comunicação e nada melhor que um tradutor para ajudar...
App Primeiros Socorros
Os acidentes são, por natureza, imprevisíveis. E nem sempre as vítimas do acaso estão rodeadas por...
Os principais tipos de Startup
Por mais que os conceitos às vezes possam se confundir, a verdade é que atualmente são diversos os...
Para que serve o Instagram?
É uma rede social gratuita para compartilhamento de fotos e vídeos. Com este aplicativo, é possível...
Apps e dicas para os fãs de Netflix
Se você tem uma conta no Netflix, precisa guardar essas 10 dicas que todo assinante da plataforma de...
Truques para uma busca eficiente
Usamos o Google diariamente, já que ele é a principal ferramenta de buscas na internet. Mas apesar...
Sete apps com tradutor de voz
O idioma muitas vezes é uma barreira para a comunicação e nada melhor que um tradutor para ajudar...
Afinal o que é Co-Branding?
O que é? Como adotar essa estratégia e quais os resultados que ela pode retornar?
Uma das estratégias...