5 lições de Design por Steve Jobs

Conheça algumas das lições mais básicas que o Steve Jobs deixou sobre design, que trazem resultados eficazes e criativos.

1.OS VERDADEIROS ARTISTAS SIMPLIFICAM: Steve Jobs possuía um grande fascínio pelo design simples e a estética minimalista e era exatamente isso que ele buscava alcançar em cada novo produto que a Apple desenvolvia. Essa paixão pelo minimalismo e o design simples vinha, em parte, devido ao seu contato com os conceitos da Bauhaus. Steve levava muito a sério o pensamento de que a simplicidade é a máxima sofisticação, ele sempre buscava maneiras de tornar os produtos da Apple simples e com um design limpo. Ao analisarmos a maneira como ele pensava e projetava os produtos da Apple é fácil perceber que ele buscava alcançar a perfeição no design não através da inserção de elementos, mas sim na retirada de tudo aquilo que ele considerava desnecessário ou agressivo à estética do produto. A lição que Steve deixa é de que podemos alcançar ótimos resultados através da retirada de elementos que não contribuam para a transmissão da mensagem.

2.FICAR ATENTO AOS DETALHES: Steve Jobs não pensava nos produtos apenas de forma geral, ele planejava cada detalhe. Foi através de seu pai que Jobs aprendeu que a marca característica da qualidade do artífice está em se preocupar até mesmo com os aspectos que não ficarão visíveis no produto. Um exemplo de como Jobs aplicou isso em seu trabalho foi quando ele analisou as placas de circuito impresso onde ficariam os chips e outros componentes bem no fundo do Macintosh, nenhum usuário jamais veria aquelas placas, mas mesmo assim Jobs as criticou devido a sua estética.

3.ENTENDER O DESIGN COMO UM TODO: Hoje em dia com o grande número de profissionais e amadores que atuam nos setores de criação é bem comum ouvirmos falar que o melhor é sempre atuar em um único nicho profissional e nos especializarmos nele. Embora isso seja uma realidade, algo que me chamou bastante atenção na vida de Steve Jobs é que, por mais que sua especialidade fosse o design de produtos, ele ainda tinha paixão e conhecimento técnico em outras áreas de criação e design como tipografia, design gráfico, design de embalagens, design de interiores, arquitetura e publicidade e propaganda. Steve Jobs era extremamente crítico com o design de tudo a sua volta e ele podia fazer isso com extrema perícia, pois ele conhecia os grandes mestres do design e entendia as suas obras em todos os campos onde o design estava presente. Isso nos ensina que apesar de possuirmos nossas especialidades é sempre positivo e importante conhecermos os princípios básicos do design em todas as suas formas de manifestação e aplicarmos esses princípios em nosso próprio trabalho.

4.OS VERDADEIROS ARTISTAS LANÇAM: Outro ponto que veio a se tornar uma das principais características profissionais de Steve era a sua habilidade em realizar grandes espetáculos de lançamento. Ele transformava a apresentação de um produto em um grande evento digno de uma performance teatral. Steve estava sempre atento a cada detalhe da apresentação e realizava ensaios exaustivos para todo o corpo técnico envolvido. Preocupava-se desde o discurso que iria proferir até mesmo a iluminação do palco. Jobs sabia apresentar os produtos da Apple como ninguém, ele fazia com que os espectadores acreditassem que aquele produto era extremamente necessário e fazia com que muitos saíssem da apresentação perguntando-se como conseguiram viver tanto tempo sem aquele produto. É fundamental mostrar aos clientes como chegamos àquelas ideias e o porquê de termos utilizados os elementos que utilizamos. Ao realizarmos um trabalho de re-design não há nada mais adequado do que apresentar ao cliente as falhas de design em seu produto atual ou os pontos em que pode melhorar.

5.PENSE DIFERENTE: Steve Jobs não se tornou a figura que ele foi por fazer coisas fantásticas, ele se tornou um ícone do universo do design e da tecnologia por que fazia coisas novas e pensava de forma diferente. Enquanto todos estavam pensando em fazer coisas grandiosas ele simplesmente buscava a inovação e muitas vezes isso veio através da quebra de velhos paradigmas da tecnologia como, por exemplo, a ideia de que computadores só deveriam ser utilizados por profissionais e pessoas com um alto conhecimento técnico. Steve Jobs contribuiu grandemente para que pessoas comuns tivessem acesso aos computadores e pudessem utilizá-los em suas atividades do dia a dia, isso veio, em parte, através da substituição dos códigos pelas interfaces gráficas. A busca pela inovação é algo que deve estar constantemente presente em nosso pensamento criativo, é a criatividade que nos torna profissionais diferenciados, somos nós os responsáveis por tornar um simples desenho em uma marca e de transmitir a imagem de uma empresa através dessa marca. Buscar soluções inovadoras realmente não é uma tarefa fácil, porém, deve ser algo que buscamos tanto quanto nosso aperfeiçoamento intelectual e técnico, por exemplo.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi