Técnica Pomodoro: Como utilizar?

A Técnica Pomodoro foi inventada por um italiano no final dos anos 80, onde o seu principal objetivo era evitar distrações enquanto se trabalha em alguma tarefa. O nome pomodoro vem de "tomate" em italiano. Ela é famosa, mas extremamente simples. Basta dividir seu tempo em períodos de 25 minutos (chamados de "pomodoros"), trabalhar em suas tarefas nesses períodos e, a cada quatro ciclos, fazer uma pausa de 15 minutos para descansar. A ideia é que você trabalhe ininterruptamente durante cada ciclo de 25 minutos.

Mas como utilizar? Você deve ter uma lista de tarefas que precisa executar. Então, ajuste o timer no celular, no computador ou mesmo aqueles timers de cozinha para tocar o alarme em 25 minutos e trabalhe nas suas tarefas. Quando o timer tocar, faça uma pausa curta (5 minutos) e parta para outra tarefa. A cada quatro "pomodoros", faça uma pausa mais longa.

Se tiver uma ideia ou se lembrar de outra coisa que precisa fazer, não interrompa o que está fazendo – escreva uma nota para ler posteriormente e continue trabalhando. Caso você termine a tarefa antes do timer tocar, aproveite para fazer tarefinhas mais rápidas, como responder um e-mail.

No início do dia, você deve fazer uma lista de tarefas a serem realizadas para saber quais são as tarefas mais fáceis e as mais difíceis. Isso te orientará para onde deve focar.

É importante fazer um registro das suas atividades para ver quanto tempo demorou em cada uma delas e de quantos pomodoros foram feitos o seu dia.

Fonte: Vida Organizada

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi