Gestão de Projetos: o que é?

Para quem é estudante de comunicação, as possibilidades de áreas e especializações estão por todos os lados e cabe a cada um se especializar e arriscar com aquilo que faz seu coração bater mais forte. Ou seu bolso pulsar de tanta emoção monetária. Cada um com seu, porém, cada um com seu tesão.

Nesse leque de oportunidades e não temendo arriscar, lá no início meio e fim do processo está ele. O profissional de projetos. Com suas planilhas, ideias e pulso firme, segue trilhando caminhos, traçando estratégias e dando forma ao que de mais especial tem em nosso mundo. A criatividade.

Estima-se que no Brasil, até 2020, serão necessários cerca de 1,3 milhão de profissionais de gestão de projetos para atender a um mercado que só faz crescer, em todos os segmentos econômicos. Faculdades do Brasil todo tem investido em cursos de graduação e especialização da área, formando diversos profissionais especializados por ano, que são rapidamente sugados pelo mercado cada vez mais necessitado. O salário desse profissional gira em torno de R$15 mil a R$25 mil, que variam de acordo com o segmento escolhido.

O gestor de projetos tem como função principal transformar ideias em realidade. Para tirar um projeto do papel é preciso focar na eficiência em executar os processos e acima de tudo ter um entendimento amplo de todas as variáveis. Não existe uma receita especifica para o sucesso desse profissional, mas algumas dicas podem ajudar aqueles que se interessam por ingressar na área e enfrentar todos os seus desafios.

COM UM PEZINHO NO ATENDIMENTO

Todo profissional de projetos tem um "quê" de atendimento. A arte da descoberta é utilizada a todo momento e o conhecimento do cliente e seus segredos é de extrema importância para um bom planejamento e execução da ideia. Briefing, concorrência, mercado, passado negro… tudo deve ser minuciosamente pesquisado e previamente analisado. Qualquer detalhe esquecido pode resultar num desdobramento problemático em um ponto crucial da execução do projeto, e isso sim, pode colocar em perigo o trabalho desenvolvido com meses de antecedência. A máxima talvez exagerada é extremamente verdadeira: todo cuidado é pouco e informação nunca é demais!

ORGANIZAR, ESCREVER E PLANEJAR

Tá valendo bloco de notas, página no word, caderninho, diário, papel pautado e aplicativo no celular. A ideia aqui é organizar, é planejar, é sonhar e redigir. São muitos os detalhes e informações que não podem ser esquecidos, então porque arriscar? Papel e caneta sempre a vista e mãos à obra. Os cronogramas são extremamente cruciais em todos processo e as planilhas a melhor amiga de todas as etapas, do início ao fim. As análises envolvem: Integração, Escopo, Custos, Qualidade, Aquisições, Recursos Humanos, Comunicações, Risco, Tempo e Partes Interessadas.

JÁ DEU UMA OLHADINHA NO MERCADO?

Estudar estrategicamente a penetração de determinado produto no mercado atual é o bê-a-bá de todos os processos que envolvem investimento. Correto? Com projetos não poderia ser diferente. O estudo do mercado será de extrema importância na tomada de grandes decisões, desde posicionamento do projeto a viabilidade de cotas de patrocínio. Descubra qual o mercado que você quer atingir, defina o tamanho da amostra, liste os aspectos indispensáveis para a escolha, qualifique suas variáveis e se prepare para os resultados e contratempos.

UM OLHO NO PEIXE E OUTRO NO GATO

Os clientes são diversos. Os projetos são diversos. E adivinha? Seu pensamento também deverá ser diverso. O gestor de projetos passeia por diversos mercados e atua em várias frentes a todo momento. A maioria dos projetos englobam ações online e off-line e as necessidades giram em torno de muitas outras e outras… A necessidade de um trabalho multidisciplinar é ainda mais aparente nesta etapa de monitoramento e controle. Além disso, é crucial um bom relacionamento com todos os outros profissionais que atuam na execução do projeto, respeitando prazos e priorizando o trabalho em equipe. “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória” (Henry Ford).

SEM ESQUECER DO FEEDBACK

Um caminho de desenvolvimento e aprendizado é trilhado durante todo processo que envolve o planejamento e execução de um projeto. Mas, nem sempre é possível observar esses aspectos e definir a importância do ciclo de aprendizado sozinho. O feedback é o principal meio de entendimento dos pontos fortes e fracos presenciados em determinada esfera profissional e pessoal. Críticas, oportunidades e sugestões serão essenciais para o melhoramento e reflexão sobre o processo desenvolvido, tanto para o gestor, quanto ao patrocinador e toda equipe envolvida. Um pós-venda completo e detalhado é sem sombra de dúvida a primeira porta a ser aberta para firmar parcerias futuras e construir uma boa relação empresa x parceiros.

Fonte: Mídia Publicitária

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi