Como ser bem sucedido

Os cursos de qualificação, faculdades e pós-graduações costumam se concentrar nas habilidades que os alunos devem ter para conseguir sucesso em determinadas carreiras profissionais. Apesar desses conhecimentos serem essenciais, há algumas habilidades simples que podem ser ainda mais importantes para o profissional se destacar verdadeiramente no mercado de trabalho.

O site "Business Insider" publicou um artigo do escritor Bernad Marr, divulgado inicialmente no LinkedIn, que mostra a importância das habilidades sociais para o profissional de qualquer área de atuação.

Confira as sete habilidades essenciais para ter sucesso em qualquer carreira:

1 - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O quociente de Inteligência Emocional é o que determina como uma pessoa consegue se relacionar com outras e sua capacidade de se colocar no lugar do outro. Essas características são muito importantes quando o profissional gerencia uma equipe, além de ser fundamental para lidar com colegas de trabalho e clientes. É importante desenvolver essa habilidade, e a prática pode começar com o simples exercício de imaginação: se colocar no lugar do outro. Essa atitude deixa as pessoas mais compreensivas e gera mais empatia.

2 - HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO: O profissional pode ter ideias brilhantes, porém, se não for capaz de divulgar, de forma eficaz, essas ideias, nunca chegará a lugar algum. Ser capaz de se comunicar de forma clara é vital para trabalhar com gestores, equipes e clientes. Para melhorar nesse quesito, é importante lembrar as palavras que não devem ser usadas no ambiente corporativo e prestar bastante atenção no que fala.

3 - SABER TOMAR DECISÕES: Uma pessoa capaz de tomar decisões será sempre desejável em qualquer cargo, mas essa característica é ainda mais importante no decorrer das promoções dentro de uma empresa. Demorar para tomar uma decisão, procrastinar e evitar tomar decisões são comportamentos que devem ser evitados.

4 – INTEGRIDADE: A integridade no trabalho significa assumir os erros, fazer o que você se comprometeu a fazer, reconhecer quando está errado e estar disposto a dizer “Eu não sei”. As pessoas respeitam e confiam mais em um profissional que tem uma reputação de íntegro do que em outro que nunca admite que está errado ou coloca a culpa nos outros.

5 – COMPROMETIMENTO: Ser comprometido não significa trabalhar 80 horas por semana ou se voluntariar para cada projeto que surge na empresa. Em vez disso, o comprometimento é visto quando o profissional trabalha duro durante o expediente e também para se qualificar. Isso fica claro quando o funcionário investe em cursos, como pós-graduações ou aulas de idiomas, e se dedica a projetos. Essa habilidade costuma ser observada atentamente pelos melhores chefes.

6 – FOCO: Manter o foco é extremamente importante, seja para fazer uma determinada tarefa da melhor maneira possível ou para alcançar os objetivos de longo prazo. Isso mostra que o profissional não se distrai pelos caminhos mais fáceis ou convenientes.

7 – EQUILÍBRIO: Talvez, o mais importante para ter uma carreira de sucesso seja manter um equilíbrio saudável. Cada um sabe o que significa esse equilíbrio perfeito, mas é vital equilibrar a carreira com outras coisas que fazem a pessoa feliz.

O importante é você conseguir identificar quais são suas habilidades fortes e quais são mais fracas, para que você consiga se dedicar para elas e assim equilibrar as 7, fazendo com que você se destaque entre os demais.

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