Abra a sua mente, seja criativo

A palavra criatividade se vincula ao termo 'criar', que tem origem do latim "creare", que significa: dar existência, construir alguma coisa a partir do nada, criar e estabelecer relações que até então ainda não foram estabelecidas pelo universo do indivíduo. Então, criatividade relaciona-se a formas inovadoras de resolver os problemas e abordar situações.

A criatividade está em todos nós, o que falta para algumas pessoas é a habilidade de saber explorar e entender que toda ideia é válida. Então, iremos disponibilizar 8 dicas para ajudar você a explorar o seu lado criativo.

1.DIFERENTES FONTES DE REFERÊNCIA: Olhe ao redor, a inspiração pode estar em qualquer lugar, afinal, o mundo é cheio de detalhes que muitas vezes nos não percebemos. Busque referencias nos mais diversos locais, como em pessoas que você admira, na fotografia, filmes, séries, animações, literatura, em museus, galerias, na cidade, no metro, em uma viagem. Não importa, quanto mais referencias você carregar, quanto mais você analisar o mundo e tudo que há nele, mais ampla será a sua base para criar novos projetos.

2.ANOTE TUDO NA HORA: A dica é: sempre ande com um sketchbook! As ideias normalmente surgem quando a gente menos espera e deixar para anotar depois nem sempre é bom, porque várias vezes pensamos "essa ideia é extremamente boa, impossível esquecer", então não da outra, esquecemos. Anote sempre, mesmo que seja no bloco de notas do celular.

3.USE TODOS SEUS SENTIDOS: Use todos os seus sentidos para mergulhar profundamente em um assunto. Digamos que você quer aprender sobre a cidade Phuket, na Tailândia. Você poderia aprender um pouco da língua tailandesa, procurar fotos, fazer uma comida tradicional do país, assistir a vídeos de suas festas tradicionais, tentar ouvir o rádio local da cidade, enviar um e-mail para algum hotel de lá para obter informações privilegiadas sobre como a cidade realmente é. Ou seja, se envolver o máximo possível com o projeto.

4.BRINQUE COMO CRIANÇA: Divirta-se, brinque, explore a criança que ainda existe dentro de você e nunca deixe ela ir embora. A brincadeira estimula a criatividade.

5.APRENDA ALGO NOVO: Seja curioso, seja um iniciante. Queira sempre saber como as coisas funcionam, busque aprender coisas novas, abrindo novas possibilidades e conhecimentos na sua vida.

6.DÊ OUTRAS FUNÇÕES À OBJETOS COMUNS: Sabe aqueles objetos que você tem em casa e que não imagina nenhuma outra função para ele? Então, é hora de exercitar a imaginação, de um uso inusitado e diferente para eles. Exemplo: Quais sãos as maneiras que você pode usar um clipe de papel, uma caneca ou um prato? E não se preocupe se as suas ideias lhe parecerem estupidas, lembre-se sempre: toda ideia é válida.

7.CRIE HISTÓRIAS COM 3 PALAVRAS: Em um estudo feito por um neurocientista britânico Paul Howard-Jones, foi pedido às pessoas para criar histórias, com apenas três palavras. Para um grupo de pessoas as palavras escolhidas se relacionam entre si, como "escovar", "dentes" e "brilho". Outro grupo de pessoas receberam palavras que não se relacionavam, como "vaca", "zip" e "estrela". E adivinhe? As pessoas que receberam as palavras que não se relacionavam inventava histórias mais criativas! Então faça associações remotas e variadas. Uma ideia é pegar 3 livros diferentes, abrir todos na página 50 e escolher a terceira palavra de cada página, de cada livro. Então é só criar uma história que conte a conexão entre as 3 palavras!

8.ESCREVA 10 VEZES A MESMA QUESTÃO DE JEITOS DIFERENTES: Muitas vezes acontece de ficarmos presos em uma mesma questão, não conseguindo sair daquele ponto. Para solucionar esse problema, treine seu cérebro escrevendo 10 variações da mesma questão. Por exemplo, para a pergunta: "Como jogar xadrez?", você pode fazer perguntas como "Quais as regras do xadrez? O que posso, e não posso fazer com os peões? ou Como vencer o jogo?" Uma de suas novas perguntas provavelmente será um melhor do que o original.

Então, essas foram algumas dicas para você exercitar a sua criatividade, lembre-se sempre de se permitir, que nenhuma ideia é inútil, que as vezes o que precisamos é mudar pequenos detalhes da nossa rotina para que a nossa vida mude completamente. Esperamos que você aproveite estas dicas e explore o seu lado criativo.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi