Conceito de PP

Você sabia que existe diferença entre Publicidade e Propaganda?

Com toda a certeza você já ouviu a seguinte frase: "A propaganda é a alma do negócio". Somos constantemente bombardeados por comunicações diárias, seja em televisão, na banca de jornal, no ônibus, metrô, dentro de mercados ou ao passar pelas ruas. Agora, eis a pergunta: o que você enxerga são publicidades ou propagandas? Se a sua resposta foi "A mesma coisa, pois são sinônimos", eu digo que a sua resposta está errada, pois existe uma singela e muito importante diferença entre as duas palavrinhas, que irei explicar:

A PROPAGANDA é a propagação de ideias sem finalidade comercial/ lucrativa. Ela tende a influenciar o homem com objetivo cívico, político e religioso. A propaganda por sua vez tem o caráter mais amplo e aplica-se a qualquer tipo de comunicação tendenciosa. De certa forma boa partes das pessoas acabam fazendo propaganda de alguma coisa. Alguns exemplos de propaganda podem ser as campanhas eleitorais, por exemplo, que embora não seja comercial não deixa de ser propaganda. Também poderíamos citar as campanhas dos governos com a divulgação dos programas sociais e outros investimentos de seus governos.

A PUBLICIDADE é a arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o a ação. É persuasiva com objetivo de obter lucro através da atividade comercial. No Brasil a publicidade é usada refere-se à propaganda comercial, ou seja, é aquela dedica ao anúncio de empresas, marcas, produtos ou serviços destinados a comércio. A televisão, o rádio, jornais, revistas, internet, entre outros meios são usados para a difusão da publicidade. Desta forma é possível conceituarmos que toda publicidade é também uma propaganda.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi