Afinal o que é Co-Branding?

O que é? Como adotar essa estratégia e quais os resultados que ela pode retornar?

Uma das estratégias de branding que pode ser adotada por uma empresa é o co-branding. Philip Kotler, o “papa do marketing”, define a estratégia como “a associação de duas ou mais marcas distintas para desenvolver um produto ou serviço que ofereça duplo valor agregado ao consumidor”.

Nada mais é do que a junção de duas marcas reconhecidas por suas qualidades para que associadas, consigam ter mais força e se diferenciar frente à concorrência.

A estratégia pode ser usada em situações em que o mercado já está saturado ou quando a marca pretende entrar em um novo mercado. Para que seja bem sucedido, é imprescindível que as marcas, mesmo sendo de segmentos completamente diferentes, possuam interesses em comum ao se associarem para que ambas aproveitem as qualidades e diferenciações do parceiro.

É sempre preciso avaliar o DNA das marcas envolvidas para que não se corra o risco de fazer uma coisa que não corresponda ao objetivo e não faça sentido para as empresas. Também é importante verificar se a receita resultante será maior do que o valor das marcas quando atuam sozinhas. Os produtos que já são bem conhecidos do público possuem uma vantagem competitiva no co-branding.

Assim, aliar-se à marca já conhecida fornece credibilidade no novo ramo. Realizada a parceria, é muito comum haver a divisão de custos e investimentos em campanhas publicitárias, promoções, eventos e outras ações para divulgação e venda dos produtos.

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