A história dos Doodles

A chegada de uma nova estação do ano, o Dia dos Namorados, os Jogos Olímpicos e aniversários de personalidades como o da escritora Simone de Beauvoir já apareceram no Doodle, a versão modificada do logotipo do Google que atrai a atenção de muita gente na Internet sempre que há uma data especial.

Surgido em 1998, antes mesmo do buscador virar fenômeno mundial, o Doodle foi a forma encontrada por Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, para se destacar durante o festival The Burning Man, um evento de contracultura realizado anualmente no deserto de Nevada, nos Estados Unidos.

O primeiro Doodle tinha apenas um boneco desenhado atrás do segundo "o" da palavra Google. A intenção era mostrar uma atmosfera mais relaxada e foi desse desenho simples que nasceu uma das marcas registradas da gigante de buscas e serviços online na web. Segundo o Google, no início dos anos 2000, Larry Page e Sergey Brin pediram ao desenvolvedor de sites da companhia – na época estagiário – que criasse um Doodle para celebrar o Dia da Bastilha – data que marca a Queda da Bastilha, evento da Revolução Francesa ocorrido em 14 de julho de 1789.

O time do Doodle é formado por dez ilustradores (chamados internamente de doodlers), quatro desenvolvedores e dois gerentes de projeto. Além de todas estas cabeças para dar e executar ideias, o grupo de criação conta ainda com dezenas de voluntários dentro da empresa. Eles fornecem traduções e sugerem ideias para Doodles internacionais, em outros países.

Como sugerir temas para Doodles?

Em entrevista ao site The Next Web, o líder da equipe, Ryan Germick, contou que o foco do Doodle é celebrar "coisas que são boas para o mundo" como a inovação, tecnologia, criatividade e diversão, sem esquecer das datas especiais como o 4 de julho norte-americano ou o Dia de Ação de Graças e seus equivalentes ao redor do mundo. Para isso, a equipe aceita sugestões de dentro e fora da empresa. Há, inclusive, um endereço de e-mail (proposals@google.com) pelo qual os usuários podem sugerir novos temas ao Doodle.

Fonte: Techtudo

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi