Apresentações sem erros

Sendo no trabalho ou na faculdade, eventualmente todos acabamos falando em público.

Por isso é importante que haja um tipo de orientação na hora de montar as apresentações. Faça as variações que fizer de acordo com seu objetivo, quanto mais perto da regra 10-20-30 você ficar, melhor.

Esta regra foi criada por Guy Kawasaki, diretor de um fundo de capital de risco – o Garage Technology Ventures – que, como tal, já assistiu diversas apresentações ruins. Ela é dedicada, obviamente, a apresentações comerciais, mas pode ser aplicada a qualquer apresentação. O mais importante é compreender os conceitos que a baseiam.

10 SLIDES – Essa quantidade se baseia no número de conceitos máximos que sua apresentação deve conter. Dificilmente alguém assimila mais de dez ideias de uma única vez. Tal como em uma redação, cada slide é um parágrafo, logo, se você divide um conceito em vários slides, dificulta a compreensão de sua plateia.

20 MINUTOS – A média de tempo dedicada a cada conceito é de dois minutos. Isso ajuda sua audiência a se manter atenta. Se você possui mais tempo reservado a você, o dedique a discussão ou dúvidas. Isso também pode ajudar no caso de imprevistos, não penalizando sua apresentação por contar com todo o tempo disponível.

30 PONTOS – Esse é o tamanho mínimo para sua fonte em seus slides. Assim você fica restrito em quantidade de texto. Faça uso de tópicos, e jamais leia seu slide. Se você começa a ler, seu público se desliga de você, porque consegue ler mais rápido do que você pode falar. Também evite ruídos na apresentação, se uma informação está em texto, você não precisa repeti-la em uma imagem ou graficamente. Assim você consegue manter a média de tempo desejada e fazer uma apresentação mais dinâmica.

Ao seguir esses passos você, certamente, irá conseguir um melhor resultado na sua apresentação, vale a tentativa.

Fonte: Mídia Publicitária

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi