A Rede Social dos Programadores

GitHub é um portal de compartilhamento de projetos de desenvolvimento. Ele funciona como uma rede social voltada para programadores, onde é possível postar códigos e receber contribuições de outros profissionais de software. O serviço é usado por empresas que criam softwares para terceiros, desenvolvedores individuais e estudantes de programação, cujo acesso é público para fazer download.

O GitHub requer apenas um cadastro simples, com nome de usuário, e-mail e senha. O serviço é gratuito, embora também haja opções de planos pagos. Lá é possível encontrar projetos sobre temas diversos, tais como jogos web, engenharia de games, emoji, jornalismo, música e muitos outros.

De acordo o GitHub, atualmente são mais de oito milhões de usuários, o que nos faz acreditar que há códigos em desenvolvimento coletivo para praticamente qualquer coisa que você buscar na Internet.

O site trabalha com Git, um sistema de controle de versão semelhante ao SVN, Team Foundation Server ou SourceSafe. Como o nome já diz, ele serve para controlar melhor as diferentes versões de um código. Isso é fundamental para quem trabalha em equipe, pois é possível analisar cada alteração feita em determinado arquivo, tendo acesso às versões de todas as etapas do projeto. Da mesma forma, alguém que trabalhe sozinho pode avaliar a evolução do projeto desde o seu desenvolvimento até o produto final do seu software.

Como ele é voltado para experts, códigos maliciosos são detectados com menos dificuldade pelos usuários. No entanto o problema existe; alguns projetos podem infectar ou causar alterações indesejadas no computador, por isso é preciso ter cuidado ao realizar testes. Uma das dicas é checar a reputação do dono do post, assim como o andamento do projeto e as contribuições de outros membros.

Para o usuário comum, o GitHub é uma "mão na roda". A todo momento são publicadas aplicações grátis e muito úteis. Vale ficar atento às novidades e usá-lo para buscar alternativas em software.

Fonte: Techtudo

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi