Facebook Edgerank

Todo mundo sabe que o Facebook possui um grande fluxo de informações, afinal são mais de 1 bilhão de usuários, o que torna difícil de acompanhar tudo que é publicado. Com base nisso a equipe da rede social desenvolveu o EdgeRank, um algoritmo que tem como objetivo filtrar as informações, determinando o que irá ou não aparecer no feed de notícias de cada usuário.

Para algumas pessoas isso foi ótimo, mas para outras nem tanto, afinal o algoritmo afeta a maioria das páginas no Facebook, fazendo com que o conteúdo postado na fan page não atinja os seus seguidores.

Como o Facebook escolhe o que o usuário gosta?

Não sejamos inocentes, o Facebook monitora tudo o que a gente faz, seja as fotos que visualizamos, os cliques em links, as interações com páginas e outros usuários (curtidas, compartilhamentos e comentários) e os acessos à páginas e perfis. Assim, como o acesso a essas informações ele consegue identificar o que é mais relevante para nós.

O Algoritmo leva em consideração 3 pontos principais, que são: afinidade (U), peso da interação (W) e tempo de publicação (D).

(U) AFINIDADE: Se você parar para observar o seu feed de notícias possui mais atualizações dos seus amigos do que de páginas. Isso acontece porque o algoritmo considera que a sua afinidade com os amigos é muito maior do que com as páginas.

(W) PESO DA INTERAÇÃO: Todas as suas interações (curtidas, compartilhamentos e comentários) com outros perfis e páginas são filtrados e utilizados no processo, separando o que é considerado mais interessante e o que não é.

(D) TEMPO DA PUBLICAÇÃO: As atualizações recentes são exibidas no topo do feed e tem prioridade sobre as mensagens mais antigas.

As pessoas com mais afinidade vão visualizar os posts primeiro, com o decorrer de alguns minutos, mais pessoas vão visualizando, de acordo com a importância. Além de que o algoritmo determina uma ordem de importância para os tipos de postagens que são:

1º Lugar: Fotos e Vídeos

2º Lugar: Links

3º Lugar: Status

Para aumentar o seu EdgeRank é aconselhável que haja uma preferência por publicações de imagens e vídeos aos textos, pois eles são mais fáceis e rápidos de identificar. Procure ser direto e estimule a interação de compartilhamento, comentário e curtidas, poste uma vez por dia pelo menos. Ofereça descontos, ações promocionais e concursos criativos.

Outras Notícias

3 Dicas para melhor o sinal do Wi-fi